quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Da Importância dos Grupos do CAASO


Ao longo de sua história, o CAASO vem proporcionando uma série de expressões artísticas e culturais. Nisso, entende-se o surgimento dos grupos. Porém, cabe questionar o que realmente significa a existência destes.

Os grupos do CAASO - Teatro, Grupo de Som, Capoeira, Rádio, Silk, entre outros - representam, em uma primeira análise uma estrutura que proporciona aos estudantes a possibilidade de não só utilizar-se da cultura, mas de também produzí-la. Mais que isso, são um espaço essencial para uma formação realmente ampla.

Pensando mais a fundo, a existência dos grupos, por si só, já caracteriza uma conquista histórica do centro acadêmico, visto que esses preservam e lhe garantem autonomia. Mesmo assim, nota-se um esvaziamento crônico e até a desativação de vários grupos do CAASO. Pode-se relacionar tal fato à pressão por parte da universidade para que os estudantes se dediquem exclusivamente à graduação.

Notamos na USP - São Carlos um vazio cultural. Com suas poucas iniciativas, a universidade não consegue proporcionar aos estudantes a oportunidade de suprir suas necessidades de lazer e cultura. Nisso os grupos culturais tem um papel importante, por oferecerem aos estudantes espaços que ajudam a preencher aquele vazio.

Além dos grupos culturais, vale mencionar também a Atlética e o MACACO. A primeira, responsável pelas atividades e eventos desportivos, dado que a Universidade também não cumpre esse papel. O segundo, intenta debater e proporcionar cultura, tanto para os estudantes do campus quanto para a comunidade sancarlense.

Por fim, vale ressaltar a responsabilidade dos grupos para com os estudantes representados pelo CAASO. Entendemos que a atuação dos grupos é fator fundamental para diversificar e contribuir para nossa concepção de cultura e sociedade. Mas, mais que isso, acreditamos que uma retroalimentação deva existir, com os estudantes atuando nos grupos e estes dando aos primeiros um retorno que justifique a existência de tais grupos e a utilização da estrutura do centro acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário