segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Secretarias Acadêmicas e Representação Discente

Uma das funções de um centro acadêmico é discutir dentro dos cursos que representa questões acadêmicas como grade curricular, horário, projeto do curso entre outros. O CAASO conseguia cumprir este papel até meados da década de 90. Porém, com a expansão da universidade, o aumento da quantidade de cursos fez com que o ele não fosse capaz de acompanhar os problemas de cada carreira. Nesse contexto surgem as secretarias acadêmicas.

Com as SAs discutindo as questões locais, cabe agora ao CAASO levar aos estudantes as pautas mais gerais do campus e da USP. Portanto, o CAASO também necessita se envolver com o DCE e incentivar a participação das SAs nos seus espaços: Conselho de Centros Acadêmicos (CCA), Encontro dos Centros Acadêmicos (EnCA).

Para as pautas locais, as secretarias acadêmicas reúnem-se junto ao CAASO através dos CSAs. Esse ano, porém, esse caráter se perdeu e o CSA aconteceu somente para definir datas de festas. Em geral a própria relação CAASO-SAs se deu apenas na questão das festas.

No entanto, entendemos que o CSA deve cuidar também de questões mais gerais. Algumas são debatidas dentro dos órgãos colegiados da USP, daí a necessidade de envolver os representantes discentes, tanto para se informar quanto para garantir o bom cumprimento da função e aproximá-los do conjunto dos estudantes.

Nesse momento em que a USP cerceia cada vez mais a vida dos estudantes, as secretarias acadêmicas e os RDs desempenham um papel fundamental para a garantia de seus interesses gerais. E o CAASO não pode se omitir, mas sim ajudar a construir essa organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário